Localização

A conferência realizar-se-á na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

mapa

Centro de Cultura e Eventos,
Campus Reitor João David Ferreira Lima
Bairro Trindade – Florianópolis
Santa Catarina – Brasil
CEP 88040-900

Santa Catarina - Florianopolis_mapa

Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes banhadas pelo oceano Atlântico.

florianopolis1

O clima é o subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas mais amenas do que no restante do país e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

 praiafloripa-lagoinha

Florianópolis é o lar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras instituições de ensino superior e profissional.

Considerado o melhor destino turístico do Brasil, o estado recebe anualmente cerca de 5 milhões de visitantes, incluindo estrangeiros, brasileiros de outros estados e os próprios catarinenses que circulam pelo território com motivação turística. As belíssimas praias encontradas ao longo dos 560 km do litoral catarinense são as principais atrações da temporada mais movimentada, a de verão (entre dezembro e fevereiro). Já no inverno, a Serra Catarinense é o destino mais concorrido, principalmente quando há ocorrência de neve. Além disso, há destinos em Santa Catarina que atraem visitantes durante o ano inteiro, como o parque Beto Carrero World, em Penha, e o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

 florianopolis-brazilSanto_Antonio_Lisboacostao-do-santinho-florianopolis

A Grande Florianópolis possui algumas das mais belas praias do Brasil. São centenas delas na Ilha de Santa Catarina, onde está a capital Florianópolis, e nos municípios vizinhos. São todas deslumbrantes, cercadas por dunas, restingas ou morros cobertos de Mata Atlântica, com águas calmas para crianças ou boas ondas para os surfistas, em balneários conhecidos ou em pequenas comunidades de pescadores. Difícil é decidir qual delas é a mais encantadora.

 lagoa_conceiçãoponte_hercilio_luz

Não é por acaso que a capital catarinense é conhecida como Ilha da Magia. A beleza natural de Florianópolis encanta à primeira vista. São cerca de cem praias espalhadas pela ilha costeira e pela pequena península continental que formam a cidade. Há ainda muitas outras atrações para se conhecer, como a bela e agitada Lagoa da Conceição, a tranquila Lagoa do Peri, o tradicional Centro Histórico, a cosmopolita Avenida Beira-Mar, os bucólicos bairros açorianos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, além de fortalezas portuguesas, museus, igrejas, teatros e do cartão-postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz.

hd_florianopolis

 fortalezaFlorianopolis_historic_center

Na Grande Florianópolis, o legado dos povos colonizadores não está presente apenas em museus, igrejas, palácios e fortalezas centenárias. O patrimônio histórico das 13 cidades que formam a região é respeitável. Há lugares bucólicos como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, vilarejos de origem açoriana localizados em Florianópolis, onde ainda é possível sentir a tranquilidade de outros tempos enquanto se saboreia frutos do mar fresquinhos. Já nos municípios de Anitápolis, São Bonifácio e Antônio Carlos, encontram-se traços da colonização alemã nos costumes e na culinária regional.

A Grande Florianópolis também é bastante procurada pelos adeptos do turismo religioso e do turismo rural. Há igrejas centenárias, grutas religiosas e celebrações de fé em quase todos os municípios da região.

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz serve a cidade.

vista_laogoa_conceição

Informação retirada do website SANTUR (http://turismo.sc.gov.br/).