Evento Social

O Evento Social será no dia 9 de novembro, a partir das 15h30. Sairemos do Hotel da conferência. Inclui uma visita de autocarro a alguns dos locais mais conhecidos de Lisboa, Cascais e Sintra seguida de um jantar tradicional português. Para esta visita aconselha-se o uso de calçado e roupa confortável.

Lisboa é a capital de Portugal e uma das mais antigas cidades europeias. Na cidade, terá a oportunidade de visitar dois dos monumentos mais conhecidos de Lisboa: a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

A Torre de Belém, Património Mundial da UNESCO, é um dos monumentos mais notáveis de Lisboa e um ícone do nosso país que se configura historicamente pela proximidade do oceano e pelas descobertas marítimas de novos mundos (Os Descobrimentos). A torre é uma fortificação do século XVI e situa-se na foz do Rio Tejo e serviu inicialmente para defender a cidade, tornando-se posteriormente centro aduaneiro e farol.

Image credit: freeimages.com

O Mosteiro dos Jerónimos foi também declarado Património Mundial da UNESCO em 1983. O Mosteiro dos Jerónimos é, juntamente com a Torre de Belém, um dos locais mais visitados de Lisboa. Esta notável obra de arquitetura do século XVI faz parte da identidade e cultura portuguesas. Situa-se numa das zonas mais nobres de Lisboa, num cenário histórico e monumental com vista para o Rio Tejo. Na imponente fachada do mosteiro, que se estende por cerca de trezentos metros, ergue-se o Portal Sul da Igreja, ricamente decorado, com imagens do Padroeiro de Portugal, São Miguel Arcanjo (no topo) e Nossa Senhora de Belém (no centro).

Image Credit: https://pixabay.com

O passeio continuará até Vila Cascais onde poderá desfrutar do magnífico cenário desta vila situada perto do mar e tradicionalmente uma vila piscatória. Cascais teve um importante período de desenvolvimento no século XIV, quando foi um importante ponto de paragem de barcos a caminho de Lisboa, tornando-se um porto muito movimentado na época. No século XIX, o rei Luís I decretou que a vila seria a residência de verão da aristocracia portuguesa e hoje Cascais é uma vila muito animada e cosmopolita que ainda preserva muito do seu ambiente aristocrático anterior.

Image Credit: unsplash.com Image Credit: unsplash.com

O  tour de autocarro terminará em Sintra. Premiada com a qualificação de Paisagem Cultural do Património Mundial em 1995, Sintra é um postal do passado enquadrado numa natureza fascinante. A paisagem natural de Sintra confere a este lugar mítico uma beleza única. O verde da serra e o azul é uma das características bem conhecidas desta cidade velha. Sintra também conhecida como o Monte da Lua, é um lugar cheio de magia e mistério.

Image credit: Lacobrigo, via Wikimedia Commons

No final da nossa visita, seguiremos para o restaurante na bela vila de Sintra e desfrutaremos do melhor da gastronomia típica portuguesa!

Fontes:

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/en/museus-e-monumentos/dgpc/m/mosteiro-dos-jeronimos/

https://www.lisbon.net/jeronimos-monastery?_ga=2.62182188.1270686285.1657540645-1137416258.1657540645

https://visitsintra.travel/pt/

https://www.visitportugal.com/en/content/discovering-sintra